domingo, 8 de junho de 2008

Festa Literária Internacional de Paraty apresenta programação oficial


A Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, divulgou na quarta-feira (04/06) sua programação oficial para a edição 2008, que acontece na cidade litorânea do estado do Rio entre os dias 2 e 6 de julho. Pela primeira vez, haverá transmissão simultânea do evento pela internet. Segundo seus organizadores, procurou-se neste ano o diálogo da literatura com áreas como psicanálise, história, quadrinhos e cinema.
Os destaques do festival, que está em sua sexta edição, são o dramaturgo britânico de origem tcheca
Tom Stoppard (conhecido pela peça "Rosencrantz e Guildenstern estão mortos" e pelo roteiro de "Brazil - o filme"), o quadrinista Neil Gaiman (de "Sandman"), o holandês Cees Nooteboom (de "Paraíso perdido", autor sempre cotado para o Prêmio Nobel), o romancista alemão Ingo Schulze ("Celular") e a cineasta argentina Lucrecia Martel, de "O pântano" e "A mulher sem cabeça", que estreou no último Festival de Cannes.
"São grandes nomes e que apontam para vários lados", afirmou Flávio Moura, diretor de programação da Flip. "Todas essas áreas, em contato com a literatura, enriquecem o evento e não desviam o seu foco."
Moura citou como exemplo de diálogo entre diferentes áreas, mas com elementos em comum, a mesa no dia 5 de julho que terá Neil Gaiman - além de autor de HQs, roteirista e romancista - e o norte-americano
Richard Price. Este último escreveu "Lush life", cujas páginas, segundo a revista "New Yorker", tinham alguns dos melhores diálogos da literatura contemporânea. Ele também é roteirista e foi indicado ao Oscar pelo filme "A cor do dinheiro" (1986).
Cees Nooteboom, anunciado como uma das grandes estrelas desta edição, curiosamente criou em seu último romance uma protagonista brasileira, Alma. Ela é uma garota de classe média que tenta superar o trauma de ter sido estuprada na favela de Paraisópolis, em São Paulo. Nooteboom divide a mesa com o colombiano
Fernando Vallejo, conhecido pelo retrato que faz da violência em seu país e por ter dito que renunciaria a sua nacionalidade se Alvaro Uribe fosse eleito presidente da Colômbia - Uribe ganhou a eleição e Vallejo obteve no ano passado a nacionalidade mexicana.
Outro ponto importante na Flip deste ano será a referência aos 100 anos da morte de Machado de Assis, e mesas com Roberto Schwarcz, Flora Sussekind, Luiz Fernando Carvalho e Sergio Paulo Rouanet. O diretor de programação Flávio Moura diz será "uma homenagem comedida, crítica e equilibrada", pela diversidade de opiniões sobre Machado no meio acadêmico.
Mauro Munhoz, presidente da Associação Casa Azul, que organiza a Flip, disse que neste ano haverá a transmissão simultânea de todas as mesas pela internet. Os detalhes ainda serão divulgados posteriormente, de acordo com ele, já que aspectos técnicos ainda estão sendo definidos.
Um show do cantor Luiz Melodia fará a abertura oficial do evento, no dia 2 de julho. Espera-se para este ano um público de 15 mil a 20 mil pessoas em Paraty. Os ingressos começam a ser vendidos no próximo dia 10 (pela internet no site
www.ingressofacil.com.br) e custam R$ 25 (auditório) e R$ 7 (telão).

Veja abaixo a programação principal da Flip 2008:

2 de julho (quarta)
19h - A poesia envenenada de Dom Casmurro, com Roberto Schwarz
21h - Show de Luiz Melodia

3 de julho (quinta)
10h - Primeiro tempo, com Adriana Lunardi, Emilio Fraia, Michel Laub e Vanessa Barbara
11h45 - O espelho, com a psicanalista Elisabeth Roudinesco
15h - Retrato em preto-e-branco, com Carlos Lyra e Lorenzo Mammi
17h - Conversa de Botequim, com Humberto Werneck e Zico Sá
19h - Admirável mundo velho, com o historiador Tony Judt

4 de julho (sexta)
10h - Formas breves, com Ingo Schulze, Modest Carone e Rodrigo Naves
11h45 - Ficcções, com João Gilberto Noll e Lucrecia Martel
15h - Os fuzis, com os jornalistas caco Barcellos e Misha Glenny
17h - Estética do frio, com Martín Kohan, Nathan Englander e Vitor Ramil
19h - Veludo Cotelê, com David Sedaris

5 de julho (sábado)
10h - Guerra e paz, com Chimamanda Ngozi Adichie e Pepetela
11h45 - A mão e a luva, com Neil Gaiman e Richard Price
15h - Fábulas italianas, com Alessandro Baricco e Contardo Calligaris
19h - Shakespeare, utopia e rock 'n roll, com Tom Stoppard

6 de julho (domingo)
10h - Os livros que não lemos, com Marcelo Coelho e Pierre Bayard
11h45 - Sexo, mentiras e videotape, com Cíntia Moscovich, Inês Pedrosa e Zoë Heller
15h - Papéis avulsos, com Flora Süssekind, Luiz Fernando Carvalho e Sergio Paulo Rouanet
17h - Folha seca, com José Miguel Wisnik e Roberto Damatta
19h - Livro de cabeceira, convidados da Flip 2008 lêem trechos de seus livros prediletos



Pelo 3o ano consecutivo, a proprietária da Cotidiano Livraria, Ednilce Arantes, irá a FLIP. Aguarde fotos e relatos neste blog!


Nenhum comentário: