sábado, 14 de junho de 2008

16 de junho - Bloomsday

James Joyce

O que é Bloomsday?
Edson Aran
Fontes:
SuperInteressante e Recanto das Letras

O Bloomsday – Dia de Bloom – é comemorado anualmente em 16 de junho pelos admiradores do escritor irlandês James Joyce e do seu livro mais famoso, Ulisses, um romance numa linguagem tão cheia de realismo e inovações que é considerado por muitos a obra literária mais importante do século XX. A ação do romance, que é uma sátira ao clássico 'A Odisséia', do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulisses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulisses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia-a-dia.
Em 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda, James Joyce estava num momento complicado em sua vida: a mãe tinha morrido, deixando nove irmãos para criar. Não podia contar com o pai, pois este estava endividado até o pescoço. James morava num quarto alugado, onde praticava piano e escrevia um gigantesco romance autobiográfico. Tímido, cheio de fantasias sexuais e perseguido pelo moralismo cristão, era do tipo que nunca arranjava namorada. Porém, no dia 10 de junho de 1904 ele tinha visto na rua uma jovem alta, de cabelo castanho-avermelhado, que caminhava com passos decididos. Puxou conversa com ela e percebeu que, mesmo longe de ser uma intelectual, ela era inteligente e bem-humorada. Marcaram um encontro, que ocorreu no dia 16. O que aconteceu entre os dois nesse dia foi o bastante para que James Joyce escolhesse a data de 16 de junho como o dia descrito em seu maior livro. A mulher se chamava Nora Barnacle, e tornou-se a esposa de Joyce, acompanhando-o até sua morte, em 1941. A personalidade de Nora foi transposta para a mulher de Bloom, Molly, a quem cabe o monólogo final do livro.
Em 2003, o livro foi adaptado ao cinema com o filme
Bloom.
A comemoração do Bloomsday começou em 1924, quando amigos ofereceram uma festa ao escritor, que estava com problemas de visão e vivia em dificuldade.
Em 1954, a festa passou a ser regular em Dublin, com fãs se reunindo para beber e celebrar. Hoje, o Bloomsday é comemorado em Nova York, Washington, Melbourne, Sydney e algumas cidades do Brasil, como
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba. Aqui, a data começou a ser celebrada em 1988 por iniciativa do poeta e tradutor Haroldo de Campos, um dos fundadores da Associação Brasileira dos Amigos de James Joyce. Nas comemorações do "Bloomsday", os admiradores de Joyce lêem trechos do "Ulisses", cantam baladas folclóricas irlandesas, promovem conferências, bebem cerveja. Celebram as coisas boas da vida, coisas que foram amadas por Joyce: música, literatura, sexo e bebida.

Nenhum comentário: