segunda-feira, 19 de maio de 2008

Vai chover poesia em Brasília


Vivemos mergulhados em um oceano de informações, a maior parte delas nos incitando ao consumo, ou noticiando acontecimentos desagradáveis, como violência, corrupção, devastação...
Diante de todo esse ruído, a poesia é um hiato, é música para os ouvidos e um alento para a alma. Ela pode nos acalmar, resgatar o nosso lado humano. Por isso pode também ser fator de integração, de promoção da Paz e da Solidariedade entre os Povos.

O serviço de "meteoropoesia" informa que vai chover emoção em Brasília. Nessa precipitação "poemológica", serão mais de 1.000 poesias lançadas ao o ar em balões de gás, que subirão ao sabor dos ventos da PAZ até que a gravidade do amor encontre espaço nos jardins, parques e casas com farta distribuição de alegria e sonhos.

Aos que amam ler e escrever, o presidente-fundador do Prêmio Nosside Internacional, Professor Pasquale Amato, a Câmara do Livro do Distrito Federal e a Biblioteca Nacional convidam para participar do lançamento oficial de três grandes festas da poesia do livro e da leitura. Trata-se da XXVII Feira do Livro de Brasília; da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília (BIP); e do inédito XXIV Prêmio Internazionale di Poesia Nosside 2008 - Viagem do Nosside, de Reggio Calábria para o Mundo, que acontecem simultaneamente no dia 19 de junho, no Museu Nacional de Brasília.

Para os poetas também fica o convite para fazerem parte dessa chuva literária. Consulte o regulamento abaixo e enviem seus trabalhos. Teremos prazer em recebê-los em mais este evento de promoção da poesia.

Regulamento

1. Poemas com, no máximo, 17 linhas, corpo 12, e 30 caracteres. Ao pé, uma pequena biografia, com no máximo, três linhas.

2 . A idéia é editar uma coletânea com esses textos, cujos exemplares serão doados às pessoas que resgatarem os balões com seus respectivos textos. Aos poetas e escritores participantes da ação que se mostrarem previamente interessados os livros, que terão tiragem limitada, serão vendidos ao preço de custo.

3 . A publicação na Antologia não comportará ganhos ou direitos para os autores, motivo pelo qual cada concorrente, ao enviar a poesia se liberará dos próprios direitos de autor para a publicação de sua obra na Antologia Chuva de Poesia. Entretanto, continuará proprietário de seus direitos de autor para quaisquer outras publicações individual ou coletiva posterior à Antologia.

Vai chover emoção em Brasília
Hoje, ao sair de casa, não leve guarda chuva
O serviço de metereopoesia informa:
Vai chover poesia!
Espero que seja um temporal de idéias, emoções e sentimentos.
Trovas e trovoadas e diversos relâmpagos de rimas (ou não)
Que as calhas entupam e dê goteiras nas casas
Que adubem a terra para que brote a paz.
Queremos ver crianças, adultos e idosos se encharcarem
Sem medo de ficarem doentes
Veremos o povo lavando a alma nas águas da poesia,
Hoje o ar vai estar cheio de poesia
Vai ter enxurrada de palavras pelas ruas
Nessa precipitação poemológica subirão poesias em balões de gás ao sabor dos ventos
Lá no alto, o piloto vai informar à torre: estou passando por nuvens carregadas de Drummond, Vinicius, Thiagos, Cassianos, Andersons, Mirandas, Santiagos, TTs, Taveiras, Salomãos, Fernandos, Veras, Turibas, Nicolas, Angélicas, Joanirs, Heitores, Marinos, Cacás, Andrés, Sylvias, Robsons, Cagianos, Amneres, Mousinhos, Meires...
A poesibilidade é boa e o céu é de poetas.
Ao sair de casa olhe no jardim, olhe no telhado, olhe na praça, olhe na rua por onde estiver passando.
Ao ver um balão branco como as nuvens, dentro tem uma poesia que caiu do céu para você!

Nenhum comentário: