quinta-feira, 15 de maio de 2008

Livro coletivo dá largada para Bienal em SP

O suspense começa quando o computador ganho por um jovem de 15 anos --filho de um eletricista com uma caixa-- tem sua casa arrombada e o presente furtado. Fora o evidente prejuízo financeiro, a máquina levava os textos, quase completos, do rapaz que sonhava em ser escritor sobre uma história que ocorre na vizinhança.
É com a continuação desta trama, assinada pelo escritor e médico Moacyr Scliar que a 20º Bienal Internacional do Livro de São Paulo quer começar a chamar a atenção para sua próxima edição, que ocorre entre 14 e 24 de agosto.
A história de Scliar será continuada por leitores, que devem sucessivamente dar sugerir novos capítulos para os que forem selecionados pela comissão organizadora. O site www.livrodetodos.com.br fica desabilitado até o início do concurso, na próxima sexta-feira (16/05).
A iniciativa se estende até o dia 16 de junho e o livro final, com os capítulos feitos pelos leitores será publicado pela Imprensa Oficial e terá seu lançamento na 20º edição da bienal.
Segundo os organizadores, os novos candidatos a completar a história devem ter das 14h às 24h para enviar sua continuação da história. A partir de então, a equipe comandada pelo jornalista Almyr Gajardoni escolhe o texto, que é publicado para dar continuação à trama.
Gajadoni afirmou que não, há, a princípio, uma proibição para uso de expressões típicas da internet. "Em algum momento o personagem vai falar com seus amigos e pode usar MSN, formas de expressão da internet, se estiver dentro da história, sem problema, pode até ser muito interessante", afirmou o jornalista, que a princípio conta com uma equipe de seis pessoas para auxiliá-lo na seleção dos textos que devem ater até 8.000 caracteres.
Scliar disse que não tomou nenhum cuidado específico com o texto para internet, mas que pensou em um leitor-escritor juvenil, mais ou menos da mesma idade de seu personagem.
"Eu espero uma participação grande deste público. Fora literatura infantil, eu cresci com a idéia errada de que literatura é uma coisa para adulto e cada vez mais vemos que é algo dos jovens", afirmou o escritor.
Neste ano, a Bienal do Livro ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi e comemora os 200 anos da indústria do livro do país, marcada pela chegada de D. João 6 e a família real portuguesa em 1808. O evento deve reunir 350 expositores nacionais e estrangeiros, representando mais de 900 selos editoriais.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: