quarta-feira, 12 de março de 2008

Brasília será a capital da poesia em 2008

Biblioteca Nacional de Brasília e parceiros vão promover a I Bienal Internacional de Poesia em Brasília (I BIP)
A capital federal vai sediar a primeira de uma série de bienais de poesia, a partir das atividades da 27ª Feira do Livro de Brasília. A I Bienal Internacional de Poesia em Brasília (I BIP), que será realizada de 3 a 7 de setembro de 2008, contará com a presença de poetas, críticos e editores internacionalmente reconhecidos e incluirá na sua programação diversas atividades simultâneas, que vão de sessões livres de recitais a conferências sobre poesia. O evento reunirá as novas tendências da poesia contemporânea brasileira e internacional que, escrita, falada, cantada, performática, digitalizada e visualizada, vai tomar conta da Praça do Conjunto Cultural da República, do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional de Brasília.
A I BIP vai ocupar também outros espaços da cidade, entre eles, as salas do Teatro Nacional Claudio Santoro. Com espírito empreendedor, estará presente em locais mais distantes, facilitando aos que vivem fora do Plano Piloto o acesso à sua programação, por meio da poesia itinerante. A organização será responsabilidade da Biblioteca Nacional de Brasília e da Câmara do Livro do Distrito Federal, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e parceria de outros órgãos da administração federal e local, assim como de entidades da sociedade civil ligadas à literatura, da Universidade de Brasília, de embaixadas e empresas privadas.
Projetos
Estão em fase de discussão os seguintes projetos para a programação: oficinas de leitura e de criação poética, assim como as de poesia visual e infantil; sessão de poesia visual; exposição e varal de poesia; banners gigantes com poemas dos escritores convidados; exibição de documentários, clipes e vídeos; e projeção de textos poéticos nas paredes externas do museu e da biblioteca.
Vários concursos estão previstos, entre eles, o de poesia infantil e juvenil, e outros dois destinados à poesia visual e à multimídia. Seminários, debates e conferências; sessão de crítica e ensaio; tradução simultânea para os conferencistas; leitura na língua oficial e projeção em tela da tradução são também atividades pensadas para integrar esta 1ª bienal.
Mais: edição de livro reunindo textos dos poetas convidados; lançamentos de diversos títulos; encontro de editores de livros/revistas de poesia, bem como dos editores das revistas brasileiras eletrônicas e de sítios de poesia; edição da coletânea Livro na Rua, pela Thesaurus Editora, dos autores convidados oficiais e, ainda, edições de livro artesanal (projeto social com renda destinada para a Abrace). A poesia narrativa e popular dos rappers e cantadores de cordel, além de sarau poético musical, também terão lugar no evento.
Ainda que o programa citado tenha sido pensado e discutido com parceiros e colaboradores, a coordenação do evento se dispõe a receber sugestões e críticas, antes do fechamento da programação definitiva, e antecipadamente agradece as possíveis colaborações, que podem ser enviadas para
bnb@sc.df.gov.br .
Saiba Mais:



Um comentário:

Anônimo disse...

Que bacana, vamos participar!