Foto de Sebastião Salgado (www.globo.com)
"Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila."
(Fonte: Fundação José Saramago)
Saramago foi um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.
Entre suas obras estão "Ensaio sobre a Cegueira", "Memorial do convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações.
Em 2008, "Ensaio sobre a Cegueira" ganhou as telas do cinema pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles. A produção teve total aprovação de Saramago, que chegou a se emocionar ao fim do filme.
Saramago era considerado como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época.
(Fonte: G1)
Foto de Sebastião Salgado (www.globo.com)
"Eu, no fundo, não invento nada. Sou apenas alguém que se limita a levantar uma pedra e a pôr à vista o que está por baixo."
- In Reportagem "Literatura: Saramago doutor honoris causa da Universidade Autónoma Madrid", da Agência Lusa (2007-03-15), publicada pela Rádio Mirasado.
- (Fonte: Wikiquote)
Nenhum comentário:
Postar um comentário