terça-feira, 15 de julho de 2008

10 de julho de 2008: 10 anos da Cotidiano!

Foi em 1997, em uma viagem à Europa, que Ednilce Arantes se encantou com as livrarias e cafés franceses, onde o cliente tinha a liberdade de ler um livro sem compromisso, tomar um café, bater um papo... De volta ao Brasil, a vontade de fazer algo igual não saía de sua cabeça, e no final desse ano, veio o empurrão que faltava: a aposentadoria. E com ela, o tempo para procurar um local adequado, fazer o projeto, começar a obra, e por fim, inaugurar a loja!
Em 10 de julho de 1998, era inaugurada na 201 sul, próxima ao Setor de Autarquias, a primeira Cotidiano, livraria de conveniência, que nos primeiros anos funcionou por 24 horas.


Arte: Jornal Correio Braziliense

A Cotidiano sempre foi um ponto de encontro de amigos e familiares. Foi ali, por exemplo, o primeiro emprego de quase todos os filhos e amigos dos filhos da proprietária (que, carinhosamente, apelidaram a loja de "Coti"). Ali também os amigos se encontravam depois da balada para tomar o último lanche da noite. Os insones eram assíduos freqüentadores nos tempos em que a livraria funcionou por 24 horas.
Em 2001, a ameaça do apagão forçou a loja a fechar durante as madrugadas, e estabeleceu-se novo horário: até meia-noite, diariamente. Ruim para os notívagos, ainda bom para pais cujos filhos avisavam, de última hora, sobre aquela cartolina para o trabalho de escola... Corriam todos para a salvadora "Coti".
Em 2003, a livraria ganhou um café maior e um salão para exposições de arte e eventos culturais, tornando-se palco de saraus literários, lançamentos de livros, exposição de fotos e espaço para reuniões de executivos e aulas de inglês, sem perder a característica de ponto de encontro.
"Economia, negócios, filosofia e história são os temas mais procurados", explica Samuel Arantes, que com a ampliação passou a trabalhar em tempo integral na loja, tornando-se seu administrador.
A parceria de sucesso mãe-e-filho foi uma das lojas pioneiras do Shopping Deck Norte, no Lago Norte, em 2007, com a abertura da "Coti Deck", ou "Coti 2"; e Cotidiano Expresso, boutique exclusiva de cafés gourmet. No espaço do Lago Norte são realizadas todas as 2as feiras produtivas palestras de filosofia, ministradas pelo PhD Nelson Lehmann.

Foram 10 anos de muito trabalho, muito suor, dedicação exclusiva, algumas lágrimas (quase todas de emoção), muitas risadas, fortalecimento de antigas amizades e criação de novas, apoio à cultura e ao esporte de Brasília (a Cotidiano é patrocinadora do campeonato local Turmafut - http://www.blogger.com/www.turmafut.com, onde Samuel Arantes também atua como blogueiro, analisando os fatos da semana), e principalmente, amor aos livros.

Que venham os próximos 10, e mais 10, e mais 10!!!




Da esquerda para a direita: fachada da Cotidiano da 201 sul; Ednilce Arantes, proprietária, na inauguração em 10/07/1998; o espaço da livraria antes da ampliação em 2003; a primeira equipe, formada pelos filhos e amigos dos filhos da proprietária; matéria do jornal Correio Braziliense sobre a abertura 24 horas; Ednilce com o poeta Cassiano Nunes; a fachada da filial do Lago Norte; família reunida na inauguração da loja do Lago Norte; Samuel trabalhando na Cotidiano Espresso, boutique exclusiva de cafés gourmet da Cotidiano.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!!!!

David disse...

Parabens ai Samuel!! Sei que a cotidiano e' o seu grande motivo de suor diario, investimento mental e fisico e alegria!! Parabens pelo negocio e faco votos que a livraria se torne um empreendimento de geracoes, assim como as livrarias francesas sao, funcionando por centenas de anos!!
Abracos
david

Anônimo disse...

Muito show, hein!

Legal ver o crescimento da loja e da família ARO. Só o crescimento físico do Alan que não foi muito favorável, ehehehe...

Parabéns pelo empreendedorismo e pelo sucesso! Rumo às franquias e abertura de capital...

Um abraço!

Mari disse...

Parabéns Coti!!!! Que o sucesso continue aumentando!!!
Beijos a todos!!

Anônimo disse...

Estive na Cotidiano do Deck algumas vezes... Comprando livro dos Beatles pra meu irmão, olhando os cachorrinhos e gatinhos que respiravam, usando o computador pra mandar e-mails. Algo que sempre me chamou atenção é o charme da livraria... Seja pelas prateleiras inclinadas, seja pelo nome “cotidiano” que é fantástico, seja pela disposição dos livros em si, seja pelos marcadores de livro.
Vejo que as coisas são feitas com profissionalismo, muito cuidado e amor. A coti da 201 não cheguei a conhecer, mas imagino que também tem o seu charme!!
Parabéns a todos que fizeram e fazem a livraria!!!
Gostei muito da postagem contando a história... Não sabia... Que venham mais e mais e mais e mais 10 anos!!