quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília 50 Anos!



"Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio dessas montanhas, aparecerá neste sítio a terra prometida, donde fluirá leite e mel"
(profecia de Dom Bosco)

Está escrito que, na noite de 30 de agosto de 1883, Dom Bosco teve estranho e iluminado sonho místico. Ele o revelou durante reunião do Capítulo da Congregação Salesiana realizada em 4 de setembro daquele ano. O padre Lemoyne anotou tudo. O santo conta que foi arrebatado pelos anjos e viajou com eles num sonho que não era só sonho. Mas visão, fato maravilhoso, profecia: o advento de grande civilização num lugar incompletamente definido. A latitude é apontada num amplo intervalo, cinco graus. Uma imensidão. A longitude não é mencionada. Para muitos, a antevisão de uma nova cidade, que crêem tratar-se de Brasília. Está no volume XVI da "Memórias biográficas de São João Bosco":
"Por muitas milhas, percorremos uma enorme floresta virgem e inexplorada. Não só descortinava, ao longo das Cordilheiras, mas via até as cadeias de montanhas isoladas existentes naquelas planícies imensuráveis e as contemplava em todos os seus menores acidentes. Aquelas de Nova Granada, da Venezuela, das Três Guianas, as do Brasil, da Bolívia, até os últimos confins. Eu via as entranhas da montanha e o fundo das planícies. Tinha sob os olhos as riquezas incomparáveis desses países, as quais um dia serão descobertas. Via numerosas minas de metais preciosos e de carvão fóssil, depósitos de petróleo abundantes que jamais já se viram em outros lugares. Mas isso não era tudo. Entre os paralelos 15 e 20 graus, havia um leito muito largo e muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então uma voz disse repetidamente: "Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a Grande Civilização, a Terra Prometida, onde correrá leite e mel. Será uma riqueza inconcebível. E essas coisas acontecerão na terceira geração"."
Curiosidade: o trecho que menciona os paralelos de 15 e de 20 graus foi acrescentado às anotações por Dom Bosco, de próprio punho, conforme consta de manuscrito existente na biblioteca da Congregação Salesiana, em Turim. A área de Brasília, aprovada em 1955, antes da eleição de Juscelino Kubitschek, está situada entre os paralelos 15º30' e 16º03', e os rios Preto e Descoberto.



Juscelino agarrou-se a esse antigo sonho-profecia como símbolo e sinal de uma predestinação:
"E veio-me à mente, outra vez, a frase profética de Becchi: "E essas coisas acontecerão na terceira geração". Dom Bosco falecera em 1888. Computando-se o período de vinte anos para cada geração, era óbvio que a década dos 50 seria a da "terceira geração". As forças misteriosas que regem o mundo haviam agido no sentido de que as circunstâncias se articulassem e criassem a "oportunidade" para que o velho sonho se convertesse em realidade. Justamente na década dos 50 a idéia havia chegado à maturação, requerendo execução. (...) A visão de Dom Bosco fora, de fato, uma antecipação, uma advertência profética sobre o que iria ocorrer no Planalto Central a partir de 1956".
(Trecho extraído do livro "Brasília Kubitschek de Oliveira", de Ronaldo Costa Couto.
Fonte: Brasília Poética)


Foto de Leandro de Castro Siqueira


A Livraria Cotidiano, seus donos, funcionários e famílias celebram os 50 anos de Brasília! Cidade que amamos, nossa casa, que tão bem nos acolhe, recebe e sustenta!